Aplicativo SOU iD

A carteira digital SOU iD tem por finalidade armazenar todas as credenciais verificáveis do usuário, para que ele possa, de modo consensual e por meio de uma conexão segura com o destinatário, compartilhá-las com agentes verificadores em processos de validação de dados.

O SOU iD pode também ser utilizado para efetuar autenticação em aplicações parceiras, por meio das credenciais disponíveis.

Instalação do aplicativo

O primeiro passo para utilizar a carteira SOU iD é realizar a instalação do aplicativo no smartphone. Para isso, é necessário baixá-lo por meio das lojas de aplicativos:

É importante ter um smartphone com sistema operacional Android ou iOS e com acesso à internet. A conexão com a internet não é necessária em todos os passos do aplicativo, mas quando for o caso, se o dispositivo estiver desconectado, será apresentada uma mensagem de falta de conexão.

imgApp1 imgApp2

imgApp3 imgApp4

Onboarding no aplicativo

Após a instalação do aplicativo, o usuário realizará o seu primeiro acesso, conforme segue:

  • Ler e concordar ou não com a política de privacidade e com os termos de uso do SOU iD (no caso de discordância, o usuário não conseguirá acessar o aplicativo);

  • Seguir as regras para criação de uma senha (PIN) de seis dígitos para a segurança da carteira;

imgApp5 imgApp6

  • Optar ou não pelo uso dos recursos de biometria do smartphone para acessar o aplicativo.

imgApp7 imgApp8

Emissão de credenciais

Com a carteira pronta, o usuário do SOU iD poderá então usufruir das funcionalidades disponíveis.

Para obter e armazenar múltiplas credenciais no SOU iD, o usuário precisa conectar-se e receber ofertas de credenciais de agentes emissores.

Conexão e obtenção de credenciais

A conexão e o recebimento de uma oferta de credencial deve ser realizado por meio da leitura do QR Code disponibilizado pela empresa emissora com a qual o usuário deseja se relacionar.

Com o aplicativo SOU iD no seu smartphone, o usuário vai precisar:

  • Acionar a opção “Ler QR Code”, na página principal;

  • Permitir o uso da câmera do smartphone;

imgApp9 imgApp10 imgApp11

  • Fazer a leitura do QR Code enviado pelo agente emissor;

  • Visualizar a oferta de credencial encaminhada por meio de uma conexão segura estabelecida com o agente emissor;

  • Conferir as informações (atributos da credencial);

  • Acionar “Aceitar oferta” ou “Recusar” a oferta de credencial.

imgApp12 imgApp13

Caso aceite, uma mensagem de confirmação aparecerá, devendo o usuário aguardar o recebimento e adição da credencial à sua carteira, podendo então visualizá-la na tela “Credenciais” do SOU iD.

imgApp14 imgApp15 imgApp16

Caso recuse, aparecerá uma mensagem para confirmar a recusa de oferta de credencial.

imgApp17

O usuário poderá visualizar a conexão com o agente emissor no menu Configurações > Conexões.

imgApp18

É possível remover credenciais e conexões da carteira, acionando o botão “Remover da carteira”, disponível em ambas as opções. Uma conexão somente pode ser removida se não houver credenciais a ela associadas.

imgApp19 imgApp20

Com a credencial emitida, o usuário poderá utilizá-la em processos de verificação ou de autenticação, caso a credencial possa ser utilizada para este fim.

Compartilhamento de dados

Para compartilhar os dados das credenciais existentes na carteira, é necessário o consentimento do usuário. Para isso, ele deve aceitar o pedido de prova que será enviado via notificação. Uma vez aceito, os dados solicitados serão compartilhados com o agente.

Aceite ou recusa do compartilhamento de dados

Quando um agente cria um pedido de prova, o usuário para quem o pedido foi gerado recebe uma notificação denominada “Pedido de prova”, devendo:

  • Clicar sobre a notificação para visualizar os dados que estão sendo solicitados no pedido;

  • Acionar “Compartilhar dados” ou “Recusar”.

Caso aceite, uma mensagem de sucesso aparecerá após o compartilhamento dos dados da credencial com o agente e a notificação é descartada.

imgApp21 imgApp22 imgApp23

Caso recuse, uma mensagem de confirmação aparecerá e a notificação, juntamente com o pedido de prova, são descartados.

imgApp24

Autenticação

A autenticação utilizando aplicativo SOU iD em plataformas parceiras é dada por meio de compartilhamento de dados de uma credencial de autenticação solicitada por um pedido de prova.

Autenticação com a leitura do QR CODE

Após a emissão da credencial de autenticação, o aplicativo estará preparado para realizar a autenticação por meio da leitura do QR Code.

Ao acessar a página do parceiro onde deseja se autenticar, o usuário vai:

  • Acionar o botão de “Login com o iD CPQD” para exibição da página do QR Code;

  • Acionar o botão “Ler QR Code” em seu aplicativo SOU iD e fazer a leitura;

  • Neste momento ocorre a verificação da credencial e um pedido de prova será enviado. OBS.: O envio ocorre via notificação, porém o pedido de prova abre automaticamente. O usuário poderá visualizar a notificação por meio do botão “home”;

  • Visualizar os dados de autenticação que estão sendo pedidos;

  • Acionar “Compartilhar dados” ou “Recusar”.

Uma vez aceito, os dados solicitados serão compartilhados.

Se o processo for concluído com sucesso, o provedor de identidade recebe a autorização da autenticação e o usuário visualiza uma mensagem de sucesso. O redirecionamento ocorrerá em instantes, bastando o usuário acionar o botão “Voltar para home” para continuar utilizando o aplicativo.

imgApp25 imgApp26 imgApp27

Renovação de acesso

Para proteger seus dados, o usuário poderá realizar a alteração da senha da sua carteira digital SOU iD. A senha pode ser alterada a qualquer momento, sendo necessário lembrar a sua senha atual.

Para realizar a alteração de senha, o usuário deve:

  • Acessar o menu “Configurações” > “Alterar senha”;

  • Alterar a senha conforme regras apresentadas em tela;

  • Com os campos preenchidos de forma correta, o botão “Confirmar” ficará habilitado e, ao acioná-lo, uma mensagem de alteração de senha com sucesso é exibida.

imgApp28 imgApp29 imgApp30

Recuperação de carteira

Esta funcionalidade permite ao usuário que esteja enfrentando problemas ou efetuando a troca do seu smartphone consiga recuperar sua carteira SOU iD e respectivas credenciais. Para isso, ele precisará exportar ou ter exportado a carteira previamente.

É recomendado sempre ter um arquivo de recuperação de carteira caso o usuário tenha problemas com seu smartphone.

Exportação da carteira

Para fazer a exportação da carteira SOU iD, o usuário deve:

  • Acessar o menu “Configurações” > “Exportar carteira”;

  • Criar uma palavra-chave para proteger o arquivo de exportação;

  • Escolher onde deseja salvar o arquivo, seja no seu aparelho ou na nuvem;

  • Guardar a palavra-chave para que o arquivo possa ser acessado na recuperação.

imgApp31 imgApp32 imgApp33

Recuperação da carteira

Para realizar a recuperação da sua carteira SOU iD, o usuário precisará:

  • Acessar o menu “Configurações” > “Recuperar carteira”;

  • Selecionar o arquivo da exportação e inserir a palavra-chave de acesso definida;

  • Visualizar mensagem de confirmação e voltar para home para ver suas credenciais recuperadas na carteira.

imgApp34 imgApp35 imgApp36