Primeiros passos

Cadastro de empresa

Para utilizar a plataforma iD é necessário abrir uma conta no portal iD Empresas. Essa conta permite:

  • Criar definições de credenciais para realizar a emissão;

  • Obter os dados de acesso aos serviços (APIs) da plataforma iD;

  • Configurar os endereços de webhooks para receber eventos de transações sobre as credenciais;

  • Obter os dados para configurar o login sem senha com o iD.

O pedido para abertura da conta é realizado por intermédio da equipe do iD, que agendará uma reunião para realização do cadastro. Para o cadastro, é necessário que a empresa defina os usuários que terão acesso ao portal iD Empresas. Esses usuários irão receber um email com as instruções de acesso.

Acesso aos serviços

Os serviços da plataforma iD estão disponíveis em diferentes ambientes, como produção e staging. O acesso aos serviços é feito com as contas cadastradas no portal iD Empresas de cada ambiente.

O ambiente de staging é utilizado para desenvolvimento de aplicações e experimentação da plataforma. Ele não deve conter dados de produção, pois sua base de dados é apagada com frequência. Uma vez que sua aplicação esteja integrada aos serviços do iD, você poderá utilizar o ambiente de produção.

No portal iD Empresas é possível recuperar os dados de acesso às APIs da plataforma iD. No menu “Minha Carteira”, observe os valores dos campos Wallet Name e Secret, pois eles serão utilizados durante as requisições das APIs.

text

Minha Carteira: Dados de acesso

Definição de credenciais

Com o acesso ao portal iD Empresas, a empresa poderá criar a definição de suas credenciais, que consiste na estrutura dos campos que compõem uma determinada credencial, também chamado de schema (ver Cadastro de Credenciais).

Uma vez feita a definição da credencial, obtenha o código identificador associado, pois essa informação é necessária para os processos de emissão e compartilhamento das credenciais (ver Guia de Desenvolvimento).

# Portal de Gestão do iD CPQD

O Portal de Gestão do iD CPQD é uma plataforma centralizada que permite o gerenciamento completo de instituições, empresas e usuários dentro do ecossistema de identidade digital descentralizada. A interface é intuitiva e organizada, proporcionando uma experiência de uso eficiente e prática.

## Funcionalidades principais

### 1. Cadastro de Usuários - Possibilidade de adicionar novos usuários ao sistema, vinculando-os às instituições ou empresas correspondentes. - O cadastro é simplificado e permite definir perfis de acesso, como administrador ou operador, de acordo com as permissões desejadas.

text

Portal Gestão: Cadastro de Usuários